Capa

Estão abertas as inscrições para o 2º Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

22.04.2025  |    298 visualizações

A competição será realizada no Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia, no Rio de Janeiro (com altitudes entre 600 m e 2.791 m), nos dias 6 e 7 de junho. As inscrições podem ser feitas pelos clubes até o dia 6 de maio no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Já estão abertas as inscrições para o 2º Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado no Parque Nacional de Itatiaia, em Itatiaia, Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de abril e 6 de maio no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição será realizada paralelamente ao evento de trail running da Evolution Itatiaia National Park (que tem regulamento e cronograma próprios).  

Poderão participar da competição nacional os clubes regularmente filiados às federações estaduais de atletismo. Para ser convocado para seleções em eventos internacionais o vínculo do atleta com o clube é obrigatório (todas as orientações estão disponíveis na Nota Oficial 69/2025 e no Regulamento do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, no site da CBAt).

As provas do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha:
Long Trail 100 km 4.900 m d+ (a partir de 20 anos)
Short Trail 46,2 km 1.960 m d+ (a partir de 20 anos)
Classic 12,4 km 520 m d+ (a partir de 18 anos)
Uphill 5 km 1.000 m d+ (a partir de 16 anos)
Junior 7 km 220 m d+ (de 16 a 19 anos) 

As inscrições das equipes participantes podem ser feita on-line no site da CBAt pelos clubes e seus atletas (https://sge.cbat.org.br/inscricao/eventos). Serão disponibilizadas quinze vagas por sexo, por prova, num total de 150 vagas. O atleta poderá ser inscrito em até duas provas, sendo que em uma delas poderá ser somente na Uphill. As vagas serão preenchidas obedecendo o critério de maior pontuação no Ranking Geral da International Trail Running Association (ITRA). 

Na inscrição, o atleta poderá fazer duas opções de provas, pois pode ser aceito em sua segunda opção no caso de ficar fora das vagas disponíveis em sua primeira escolha. Por exemplo: primeira Opção - Short Trail Uphill e segunda Opção - Classic. O Ranking da ITRA é sempre a base que será usada para o preenchimento das vagas.

Os equipamentos e vestuários obrigatórios, o sistema de classificação e pontuação das equipes, a premiação dos atletas, regras sobre o apoio e o abandono de provas, sobre o controle antidopagem e o uso de imagem e som são pontos que estão detalhados no regulamento. Todos os atletas deverão passar pelos pontos de controle e os tempos de corte serão informados após a definição dos percursos.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO

Um atrativo na disputa deste ano, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937. Está localizado na Região Sudeste do Brasil, na Serra da Mantiqueira, nos municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais. O seu ponto mais alto é o Pico das Agulhas Negras. A área tem altitudes entre 600 m e 2.791 m, com um relevo formado por montanhas e elevações rochosas.

"O evento terá importância fundamental para a cidade de Itatiaia e o Parque Nacional do Itatiaia, para impulsionar o turismo, atrair investimentos e proporcionar visibilidade a região, e também para promover a consciência ambiental pela preservação, já que a prova será em uma Unidade de Conservação", disse Edvaldo Maciel, diretor Geral da Evolution Itatiaia National Park.

O Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha de 2024 foi realizado em Caparaó, Minas Gerais, com vitória de Célio Augusto da Rosa na prova mais longa da primeira edição (80 km, 9:51.28) e Susany Perardt (80 km, 11:55.05).

O 2º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio da Evolution Itatiaia National Park e da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt).

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
23.04.2025

A delegação brasileira tem 88 atletas (43 feminino e 45 masculino), 14 treinadores, 8 oficiais e vai com força em busca da hegemonia de títulos no Continente, e por índices e pontos para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, em setembro

23.04.2025

A marchadora - que seguiu de Bogotá, Colômbia, onde está fazendo treinos em altitude, para Mar del Plata - prossegue na temporada internacional com foco no Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, em setembro; o Sul-Americano será transmitido pela TV Atletismo Brasil, de sexta a domingo (25 a 27/4)

22.04.2025

O Atletismo Brasil terá força máxima na Argentina com 110 integrantes (88 atletas, 14 treinadores e 8 oficiais) para buscar a hegemonia de vitórias no Continente, índices e vagas para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio e ainda para testar em alto nível a jovem geração da modalidade

21.04.2025

As etapas dos eventos - competições curtas que concentram provas para competidores das duas modalidades - já começou por Florianópolis, mas ainda percorrerá mais seis Estados brasileiros até julho, fechando em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico