O Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C), será realizado no dia 24, em Bragança Paulista (SP). Paralelamente, também será realizado o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger de 2025 (categoria D).
Serão dois GPs no mesmo dia, de categorias diferentes, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/nº, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista), com transmissão da TV Brasil Atletismo.
As disputas são muito importantes porque esta será a última oportunidade para a obtenção de índices e pontos na corrida do Ranking para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro.
O prazo de qualificação de atletas no mundo todo fecha exatamente no dia 24 de agosto.
VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS
As provas do GP Brasil são, no feminino: 100 m com barreiras, 2.000 m com obstáculos, lançamento do disco, lançamento do dardo, salto triplo e salto em distância; no masculino: 110 m com barreiras, 400 m com barreiras (masculino), Lançamento do disco, lançamento do dardo, arremesso do peso, salto em altura e salto triplo.
Para o GP Atletismo Brasil foram convidados os três atletas brasileiros mais bem ranqueados (de 1/1/2025 a 3/8/2025), nas provas de saltos horizontais e lançamentos e os quatro primeiros colocados nas demais provas. E também três estrangeiros nas provas de saltos horizontais e lançamentos e quatro nas demais provas. Os atletas do continente sul-americanos terão prioridade na participação.
Challenger - o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger de 2025 (World Ranking categoria D).
O programa horário terá as seguintes provas femininas e masculinas: 200 m, 400 m, 800 m, 1.500m, 5.000 m marcha atlética, salto com vara e lançamento do martelo; as provas femininas dos 100 m, 10.000 m, 400 m com barreiras, salto em altura e arremesso do peso; e as masculinas dos 2.000 m com obstáculos, salto em distância e 4x100m.
Todas as regras sobre o pagamento de despesas com passagens aéreas, transporte interno, hospedagem e alimentação e premiação estão definidas, detalhadamente, em notas oficiais que podem ser consultadas no site da CBAt - www.cbat.org.br.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028
Os dois foram ao pódio do Troféu Brasil de Atletismo, entre atletas mais velhos, e disputam os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai. O atletismo começa na segunda-feira, dia 18, e termina no dia 22
Serão 24 vagas, oito delas, duas por Estado, reservadas para o Sudeste do Brasil; a CBAt divulgou os critérios de elegibilidade e as aulas práticas serão na Escola Naval do Rio de Janeiro, de 8 a 15 de setembro - inscrições vão até o dia 17 de agosto, domingo