Alberto Rodrigues dos Santos Filho, no lançamento do disco, 19 anos, e Alessandro Borges Soares, no arremesso do peso, de 18 anos, são destaques do Atletismo Brasil em provas de campo na delegação do Time Brasil que disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, Paraguai - as disputas da modalidade serão realizadas de segunda a sexta-feira (18 a 22/8).
O Atletismo Brasil terá uma delegação competitiva, com 55 atletas (25 mulheres e 30 homens), brigando por pódios, vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2027 (adulto) e em preparação para a Olimpíada de Los Angeles 2028.
Alberto e Alessandro se desenvolveram na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba (SP) e, a partir deste ano, no Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel (MG). Têm em comum a treinadora Andrea Maria Pereira Britto, que foi atleta das duas provas, é especialista e tem várias medalhas em campeonatos da área sul-americana.
Ambos têm resultados consistentes desde a categoria Sub-16. No Troféu Brasil, Alessandro Borges Soares conquistou a medalha de bronze com seu recorde pessoal no adulto (18,81 m). Foi seu primeiro pódio em uma competição adulta. Alberto, que é sobrinho de Andreia, também foi bronze no lançamento do disco no Troféu Brasil, com 53,97 m (melhor marca pessoal no adulto).
Alessandro, escolhido como a revelação do atletismo brasileiro da última temporada, teve um ano de 2024 brilhante: foi campeão mundial escolar no Bahrein, campeão brasileiro e sul-americano sub-18 e sub-20. É líder do ranking sul-americano sub-20, graças ao resultado do Troféu Brasil.
A minha expectativa para o Pan-Americano é o Alberto lançar 55 metros no disco e o Alessandro arremessar na casa dos 18,80 m a 19,10 m", observou a treinadora Andreia. "É uma honra ser a única mulher técnica do atletismo. Eu sei que tem muitas técnicas que poderiam estar, mas graças a Deus estou indo e quero muito ajudar os atletas. Minha expectativa é a melhor possível para representar o nosso atletismo e o nosso país. Estou feliz demais!"
Em Bragança Paulista, fechou o Camping do Revezamento 4x100 m. Os velocistas viajam neste sexta-feira para Assunção. "Foi muito importante esse entrosamento, terem a vivência de passagem de bastão em treinamentos", disse o treinador Rodrigo Pereira dos Santos. "E como o Brasil tem um time forte então quanto mais entrosado estiver mais teremos chance de brigar por medalha, pelo ouro", completou.
O Pan Junior reúne 4 mil atletas de 41 países em 42 modalidades individuais ou coletivas. Destes, 363 atletas representam o Time Brasil, montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição marca o início do novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028, com atletas sub-23 das Américas. Esta é a segunda edição - a primeira foi realizada em 2021, em Cáli, Colômbia.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028
O Grande Prêmio Brasil de Atletismo integra o World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C) e será realizado no dia 24 de agosto. Paralelamente, também está marcado o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger (D)
Serão 24 vagas, oito delas, duas por Estado, reservadas para o Sudeste do Brasil; a CBAt divulgou os critérios de elegibilidade e as aulas práticas serão na Escola Naval do Rio de Janeiro, de 8 a 15 de setembro - inscrições vão até o dia 17 de agosto, domingo