Capa

Sul-Americano de Corrida de Rua: milha, 5 km e meia maratona

15.08.2025  |    321 visualizações

Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.

O Atletismo Brasil disputará o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua neste domingo (17/8), dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, parceria entre o organizador da prova Yescom e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Brasil terá uma equipe de 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) correndo a milha, os 5 km e a meia maratona - é um evento da área Sul-Americana, no mesmo modelo do Mundial de Corrida de Rua da World Athletics. Os países que estão inscritos são Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.

A Meia Maratona do Rio, que já tinha tradicionalmente dentro do seu evento a distância dos 5 km, 10 km e da meia maratona incluiu também a milha. A meia maratona (21,0975 Km) para os resultados do Sul-Americano de Corrida de Rua será disputada também por equipes, no mesmo modelo do Campeonato Mundial.

Os resultados da milha (1.609 m) e dos 5 Km terão validade para qualificação ao Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, em setembro, por serem similares aos 1.500 m e aos 5.000 m de pista. 

No feminino, o Brasil terá Aline Prudêncio de Freitas, Kleidiane Barbosa Jardim, Larissa Marcelle M. Quintão e Núbia de Oliveira Silva, um time forte na meia maratona. Nubia se destacou no Troféu Brasil de Atletismo aos ser campeã dos 10.000 m (31/7) e do 5.000 m (2/8), com recorde pessoal. 

A nova rainha do fundo brasileiro tem apenas 23 anos. Nesta temporada, melhorou quatro de suas marcas pessoais – fez o PB nos 10.000 m (34:06.56) ao se tornar campeã sul-americana adulta, em abril, em Mar del Plata (ARG). Em maio, melhorou seu recorde pessoal nos 10 km (32:37), no Japão. Em julho, o PB veio nos 15 km (52:02) em Petrolina (PE). Por fim, atingiu o objetivo de melhorar o seu resultado nos 5.000 m: baixou o tempo anterior, de 2024, em 5 segundos, para se tornar campeã brasileira em 16:26.51. 

Em sua delegação feminina ainda terá as integrantes do pódio feminino dos 3.000 m com obstáculos do Troféu Brasil de Atletismo: Tatiane Raquel da Silva (EC Pinheiros-SP) e Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), nos 5 km, e Mirelle Leite da Silva (EC Pinheiros-SP), na milha. 

Jaqueline Beatriz Weber (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), milha, pediu dispensa por lesão.

Fábio Jesus Correia, Giovani dos Santos, Johnatas de Oliveira Cruz e Wendell Jerônimo Souza formam a equipe masculina da meia maratona, também muito forte. Fábio foi campeão da Asics Golden Run na meia maratona (1:02:47), em julho, e segundo colocado nos 10.000 m no Troféu Brasil. 

ATLETISMO BRASIL NO SUL-AMERICANO DE CORRIDA DE RUA

FEMININO
July Ferreira da Silva Abrão (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - milha
Mirelle Leite da Silva (EC Pinheiros-SP) - milha
Pedrina Silva Vieira (UNIFOR-CE) - 5 km
Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) - 5 km
Tatiane Raquel da Silva (EC Pinheiros-SP) - 5 km
Aline Prudêncio de Freitas (FFA - Força Falcão de Atletismo-CE) - meia maratona
Kleidiane Barbosa Jardim (ACORP/CG-MS) - meia maratona
Larissa Marcelle M. Quintão (Elite Runners-RJ) - meia maratona
Núbia de Oliveira Silva (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - meia maratona
MASCULINO
André Carlos Sousa Sales (EC Pinheiros) - milha
Guilherme Kurtz (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - milha
Thiago do Rosário André (EC Pinheiros-SP) - milha
Altobeli Santos da Silva (EC Pinheiros-SP) - 5 km
Gleison da Silva Santos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - 5 km
Walace Evangelista Caldas (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) - 5 km
Fábio Jesus Correia (KIATLETA-SP) - meia maratona
Giovani dos Santos (Reveza-MG) - meia maratona
Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - meia maratona
Wendell Jerônimo Souza (ACORR-MT) - meia maratona
Treinadores
Adejilson Mendes da Silva (Associação Desportiva e Cultural Alto do Ipiranga-PE),
Elvis Conceição de Santana (SP)
José Florenal da Silva (Associação Passofundense de Atletismo-RS)
Sônia Ficagna (Fundação Edson Queiroz-CE)

Chefe da Delegação - Edson Luciano Ribeiro (CBAt-SP) 
Delegado - Fernando dos Reis (CBAt-SP)
Médico - Mateus Freitas Teixeira (RJ)
Fisioterapeuta - Jefferson Marques da Silva (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Massoterapeuta - Renata Aparecida Costa Oliveira (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
15.08.2025

A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028

14.08.2025

Os dois foram ao pódio do Troféu Brasil de Atletismo, entre atletas mais velhos, e disputam os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai. O atletismo começa na segunda-feira, dia 18, e termina no dia 22

14.08.2025

O Grande Prêmio Brasil de Atletismo integra o World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C) e será realizado no dia 24 de agosto. Paralelamente, também está marcado o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger (D)

13.08.2025

Serão 24 vagas, oito delas, duas por Estado, reservadas para o Sudeste do Brasil; a CBAt divulgou os critérios de elegibilidade e as aulas práticas serão na Escola Naval do Rio de Janeiro, de 8 a 15 de setembro - inscrições vão até o dia 17 de agosto, domingo