Gabriela Silva Mourão (Pinheiros-SP) foi a campeã dos 100 metros do Atletismo Brasil Challenger, competição do Athletics Continental Tour Challenger (categoria D) da World Athletics, neste domingo (24/8), na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.
A carioca de 26 anos, treinada por Victor Fernandes, venceu com o tempo de 11.18 (0.9). O objetivo de Gabi Mourão era o índice para o Mundial de Tóquio (11.07), que será disputado de 13 a 21 de setembro – neste domingo, encerra-se o prazo de qualificação estabelecido pela World Athletics, tanto para a obtenção de índices quanto de pontos para o ranking Road to Tokyo.
"O objetivo era o índice. Na sexta-feira eu corri meu PB, 11.12 (em competição na pista do Esporte Clube Pinheiros), e eu tinha chance, tinha perna, mas infelizmente não veio. Mas estou grata por estar correndo 11 baixo, eu sabia que podia correr mas não estava encaixando", disse. A velocista foi vice-campeã do Troféu Brasil com a marca de 11.14, então seu recorde pessoal.
Apesar de não ter conquistado a classificação para o Mundial, Gabriela comemorou ter conseguido se aproximar da casa dos 10 segundos pela primeira vez na carreira. "Foi uma temporada que trouxe respostas que eu vinha pedindo há muito tempo, apesar de ter começado me machucando. Fiquei um tempo fora da pista, mas coloquei na minha cabeça que esse ano eu viraria a chave. Foi o ano em que fiz minha primeira temporada na Europa, que me mostrou que é só o começo de muita coisa. Então foi uma temporada gratificante".
CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO ATLETISMO BRASIL CHALLENGER
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP), de 27 anos, foi campeã dos 200 metros (23.23, -0.8) e vice-campeã dos 100 metros (11.32). Também buscava o índice nas duas provas (22.57, nos 200 metros), mas está bem posicionada no ranking Road To Tokyo nos 100 metros e deve ir para o Mundial.
"Eu estava objetivando o índice, porque ele está na perna, até abaixo do índice. Eu venho fazendo treinos excelentes, mas acredito que estão ocorrendo alguns erros técnicos, porque eu estou muito bem mentalmente. É só questão de acertar o tiro", disse a velocista, que treina com Katsuhico Nakaya, e teve em Bragança a torcida da companheira, a boxeadora bicampeã mundial e medalhista olímpica Bia Ferreira.
VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS
CONFIRA O RANKING DE PONTOS ROAD TO TOKYO
Mayara Vicentainer (IABC-SC), que está fazendo sua preparação final para o Mundial de Tóquio em Bragança Paulista, aproveitou a competição para marchar os 5.000 m e venceu com 24.02.47 – a prova da marcha atlética abriu o dia de competições.
"Como eu estou fazendo meus treinamentos aqui, conversei com meu treinador e decidimos: 'vamos brincar' nos 5.000 m? Achei que ia ser mais difícil por causa do calor, mas principalmente pelo clima seco. Mas foi bom como treino", disse Mayara, que viajará para Tóquio com o primeiro grupo do Atletismo Brasil, dia 2 de setembro.
O primeiro grupo chega no Japão no dia 5 de setembro para aclimatação, em Tóquio, antes do Mundial, que começa no dia 13, dia da disputa dos 35 km da marcha atlética.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão
Após cinco dias de disputas a equipe somou 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), com destaque nesta sexta-feira (22.8) para o revezamento campeão com Matheus Lima, Vinícius Galeno, Jadson de Lima e Elias dos Santos, e os 110 com barreiras com Thiago Resende Ornelas
Foram eleitos representantes para os Conselhos de Ética (Conceição Geremias, Carlos Aveiro e Gladson Barbosa) e Fiscal (William Baldim) e o medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira para compor o Conselho de Administração
As duas competições serão realizadas simultaneamente no domingo (24/8), com entrada gratuita no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP) - a TV Atletismo Brasil transmite toda a programação ao vivo, das 9 horas às 15:35