Capa

1 de setembro: Dia do Profissional de Educação Física

01.09.2025  |    296 visualizações

"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista..." - Gianetti Sena Bonfim, treinadora do medalhista em Mundial e olímpico Caio Bonfim, que integrará a seleção brasileira no Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro

Nesta segunda-feira (1/9) é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física no Brasil, função especial no atletismo, esporte número 1 no programa olímpico. É a data em que a profissão foi regulamentada, pela Lei Federal nº 9.696, de 1 de setembro de 1998, que também criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

"Apenas os profissionais de Educação Física podem requerer o registro de treinador na Confederação Brasileira de Atletismo. Meus cumprimentos e agradecimentos aos profissionais de Educação Física por honrarem a nobre missão de educar por meio do esporte", ressaltou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. 

"Os treinadores de atletismo são semeadores de sonhos, com muito trabalho, resiliência e comprometimento e transformam vidas, formam atletas como campeões e cidadãos", acrescentou.

"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista...", resumiu a treinadora Gianetti Bonfim, do CASO-DF, da seleção brasileira e mãe de Caio Bonfim, dono de duas medalhas de bronze no 20 km marcha atlética nos Mundiais de Londres-2017 e de Budapeste-2023 e da medalha de prata olímpica conquistada nos Jogos de Paris-2024. Gianetti está convocada para a seleção brasileira que disputará o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. 

O profissional dessa área pode atuar como treinador em esportes de performance - como mais o conhecemos na comunidade do atletismo -, mas também em escolas, academias etc. A função está diretamente relacionada com a performance, promoção da saúde e melhora da qualidade de vida da população. É preparado para conhecer o funcionamento do corpo e áreas como fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor. Apenas esse profissional está capacitado a dar treinamentos.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
01.09.2025

A competição de uma categoria importante, em que vários atletas já competem no adulto, será realizada na pista do Santos Dumont (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil; são esperados mais de 600 atletas, além de treinadores e integrantes de staffs na capital

01.09.2025

Beatriz Chagas, Ketiley Batista, Tiffani Marinho, Ederson Vilela Pereira e Pedro Nunes foram convocados após a realocação de vagas pela World Athletics em todo o mundo e se juntam a seleção brasileira que competirá em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro

31.08.2025

O atleta olímpico - foi aos Jogos de Los Angeles 1984 - vivia em Bragança Paulista, São Paulo; a cerimônia em homenagem ao maratonista será nesta segunda-feira (1/9) no Velório Municipal, às 14:30, e o sepultamento no Cemitério Municipal, às 17 horas - ambos em Bragança Paulista (SP)

31.08.2025

O brasileiro foi ao pódio da Maratona Internacional de Assunção, neste domingo (31/8), apesar do forte vento - que chegou aos 55 km por hora durante a corrida, segundo relato do técnico Marciano Barros, que acompanhou a seleção; Marlei Willers terminou na sexta posição