A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta segunda-feira (1/9) mais cinco atletas para a disputa do 20º Campeonato Mundial de Atletismo 2025, que será realizado de 13 a 21 de setembro, em Tóquio, no Japão (Nota Oficial 189/2025).
Beatriz Chagas, Ketiley Batista, Tiffani Marinho, Ederson Vilela Pereira e Pedro Nunes foram chamados, após a realocação de vagas feita pela World Athletics em todo o mundo, e se juntam ao grupo de 42 atletas (17 mulheres e 25 homens) já convocados na última semana (28/8) para a seleção brasileira.
Os convocados para o Mundial
Feminino
Beatriz Benjamin Chagas (EC Pinheiros-SP) - salto com vara
Ketiley Batista (ASPM Pindamonhangaba-SP) - 100 m com barreiras
Tiffani Beatriz Domingos Silva do Nascimento Marinho (Orcampi-SP) - 400 m
Masculino
Ederson Vilela Pereira (EC Pinheiros-SP) - maratona
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (EC Pinheiros-SP) - lançamento do dardo
Um total de 2.000 atletas de 200 países disputarão 147 medalhas em 49 eventos durante nove dias, no Estádio Nacional de Tóquio, o mesmo da Olimpíada de 2021 - na ocasião sem a presença do público, por causa da pandemia da COVID 19.
Os dois medalhistas olímpicos e em mundiais Alison dos Santos, o Piu, convocado para os 400 m com barreiras e no revezamento 4x400 m, e Caio Bonfim, para os 20 km e 35 km na marcha atlética, são os destaques da seleção brasileira.
Vejam os press releases da primeira convocação e também os nomes dos dez treinadores convocados para o Mundial.
Atletismo Brasil convoca seleção para o Mundial de Atletismo de Tóquio
Treinadores são convocados para o Mundial de Tóquio
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição de uma categoria importante, em que vários atletas já competem no adulto, será realizada na pista do Santos Dumont (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil; são esperados mais de 600 atletas, além de treinadores e integrantes de staffs na capital
"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista..." - Gianetti Sena Bonfim, treinadora do medalhista em Mundial e olímpico Caio Bonfim, que integrará a seleção brasileira no Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro
O atleta olímpico - foi aos Jogos de Los Angeles 1984 - vivia em Bragança Paulista, São Paulo; a cerimônia em homenagem ao maratonista será nesta segunda-feira (1/9) no Velório Municipal, às 14:30, e o sepultamento no Cemitério Municipal, às 17 horas - ambos em Bragança Paulista (SP)
O brasileiro foi ao pódio da Maratona Internacional de Assunção, neste domingo (31/8), apesar do forte vento - que chegou aos 55 km por hora durante a corrida, segundo relato do técnico Marciano Barros, que acompanhou a seleção; Marlei Willers terminou na sexta posição