Capa

Brasileiro Sub-20 vai a Recife, Pernambuco, de sexta-feira a domingo

01.09.2025  |    258 visualizações

A competição de uma categoria importante, em que vários atletas já competem no adulto, será realizada na pista do Santos Dumont (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil; são esperados mais de 600 atletas, além de treinadores e integrantes de staffs na capital

O Atletismo Brasil vive uma semana importante: o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 começa na sexta-feira (5/9) e prossegue até domingo (7/9), em Recife, Pernambuco. As disputas das seis etapas, divididas em três dias de competições, estão marcadas para o Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, Pista de Atletismo Professor Warlindo Carneiro (Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n - Boa Viagem, Recife).

A pista foi reinaugurada em dezembro de 2024, marcando também as comemorações dos 50 anos do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. 

A entrada é gratuita e a TV Atletismo Brasil mostra as disputas dos jovens atletas ao vivo. Em 2024, a TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ficou mais de 23 horas no ar ao longo dos três dias de competições e teve mais de 60 mil visualizações.

Informações sobre a competição podem ser encontradas no site www.cbat.org.br.

PRÓXIMOS EVENTOS

Em 2024, o Brasileiro Sub-20 foi realizado em Niterói, Rio de Janeiro, com 600 atletas, de 132 clubes e 23 Estados mais o Distrito Federal. O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais, foi o campeão, com 267 pontos, venceu também no feminino (148 pontos) e foi segundo no masculino (124 pontos). 

O segundo colocado na classificação geral foi o IPEC Londrina FEL. A equipe paranaense somou 238,5 pontos - campeã do feminino (148 pontos) e a terceira colocada no masculino (90,5 pontos). O terceiro colocado na classificação geral foi a AD Centro Olímpico, de São Paulo, com 196 pontos, também a vice-campeã no feminino (96) e a terceira no masculino (100).

Hakelly Souza Maximiano da Silva (Macaé-RJ), campeã dos 100 m e dos 200 m, e Victor Elias Chaves dos Santos (Orcampi-SP), ouro nos 400 m e nos 400 m com barreiras e bronze com o 4x100 m, foram escolhidos como os melhores atletas da competição.

O Brasileiro Interclubes Sub-20 tem organização da CBAt e será realizado em parceria com o Governo de Pernambuco e o apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). 

A parceria da CBAt com o Governo de Pernambuco tem levado o atletismo ao Nordeste com as competições do calendário nacional, como o Campeonato Brasileiro Sub-16 (2023), na Universidade Federal de Pernambuco, e internacional, como o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (2024). 

O Brasileiro Sub-20 tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
01.09.2025

"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista..." - Gianetti Sena Bonfim, treinadora do medalhista em Mundial e olímpico Caio Bonfim, que integrará a seleção brasileira no Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro

01.09.2025

Beatriz Chagas, Ketiley Batista, Tiffani Marinho, Ederson Vilela Pereira e Pedro Nunes foram convocados após a realocação de vagas pela World Athletics em todo o mundo e se juntam a seleção brasileira que competirá em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro

31.08.2025

O atleta olímpico - foi aos Jogos de Los Angeles 1984 - vivia em Bragança Paulista, São Paulo; a cerimônia em homenagem ao maratonista será nesta segunda-feira (1/9) no Velório Municipal, às 14:30, e o sepultamento no Cemitério Municipal, às 17 horas - ambos em Bragança Paulista (SP)

31.08.2025

O brasileiro foi ao pódio da Maratona Internacional de Assunção, neste domingo (31/8), apesar do forte vento - que chegou aos 55 km por hora durante a corrida, segundo relato do técnico Marciano Barros, que acompanhou a seleção; Marlei Willers terminou na sexta posição