O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, que será realizado no Recife, Pernambuco, a partir de sexta-feira e até domingo (5 a 7/9), recebeu a inscrição de 738 atletas (284 feminino e 454 masculino) de 132 clubes e 22 Estados do Brasil mais o Distrito Federal.
A jovem geração se reúne na capital nordestina para a competição que terá seis etapas, duas por dia, no Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, Pista de Atletismo Professor Warlindo Carneiro (Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n - Boa Viagem, Recife). A entrada é gratuita e a TV Atletismo Brasil mostra as disputas ao vivo.
Em 2024, o Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais, foi campeão (267 pontos) geral e feminino (148 pontos) e o segundo no masculino (124 pontos). A equipe de Uberlândia, Minas Gerais, estará na disputa de Recife com força máxima - serão 30 atletas e vários deles foram aos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizados em Assunção, em agosto.
O segundo colocado na classificação geral foi o IPEC Londrina FEL, do Paraná, que também terá uma equipe grande e competitiva em Pernambuco (20 atletas), bem como o terceiro na classificação geral de 2024, a AD Centro Olímpico, de São Paulo (26). Outras equipes fortes serão a Orcampi (22 atletas) e o Sesi (16), de São Paulo, o CASO, do Distrito Federal (17) e a Fundação de Esportes de Campo Mourão (19), do Paraná.
Da mesma forma, as equipes do Nordeste estão fortes para a disputa, com times como a Associação de Atletismo Jaguaretamense (25 atletas), do Ceará, a APA-Petrolina (20) e o Sport Clube Recife (16), de Pernambuco, a Associação Desportiva Pé de Asa (19), do Maranhão, e a Associação Desportiva Cerro Corá, do Rio Grande do Norte (11).
Os dois melhores atletas da competição em 2024 também estão inscritos no Brasileiro deste ano: Hakelly Souza Maximiano da Silva (Macaé-RJ), campeã dos 100 m e dos 200 m, e Victor Elias Chaves dos Santos (Orcampi-SP), ouro nos 400 m e nos 400 m com barreiras e bronze com o 4x100 m.
O Brasileiro Interclubes Sub-20 tem organização da CBAt e será realizado em parceria com o Governo de Pernambuco e o apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA).
A parceria da CBAt com o Governo do Pernambuco tem levado o atletismo ao Nordeste com as competições do calendário nacional, como o Campeonato Brasileiro Sub-16 (2023), na Universidade Federal de Pernambuco, e internacional, como o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (2024).
O Brasileiro Sub-20 tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
Informações sobre a competição podem ser encontradas no site www.cbat.org.br.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição de uma categoria importante, em que vários atletas já competem no adulto, será realizada na pista do Santos Dumont (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil; são esperados mais de 600 atletas, além de treinadores e integrantes de staffs na capital
"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista..." - Gianetti Sena Bonfim, treinadora do medalhista em Mundial e olímpico Caio Bonfim, que integrará a seleção brasileira no Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro
Beatriz Chagas, Ketiley Batista, Tiffani Marinho, Ederson Vilela Pereira e Pedro Nunes foram convocados após a realocação de vagas pela World Athletics em todo o mundo e se juntam a seleção brasileira que competirá em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro
O atleta olímpico - foi aos Jogos de Los Angeles 1984 - vivia em Bragança Paulista, São Paulo; a cerimônia em homenagem ao maratonista será nesta segunda-feira (1/9) no Velório Municipal, às 14:30, e o sepultamento no Cemitério Municipal, às 17 horas - ambos em Bragança Paulista (SP)